Aprenda a criar um sistema de XP no Roblox!
Nesta aula, vamos explorar como implementar um sistema de experiência (XP) no Roblox, permitindo que os jogadores ganhem pontos ao derrotar zumbis. O objetivo portanto é criar um painel de XP que mostre claramente o progresso do jogador, incentivando-o a continuar jogando e superando desafios.
O que você vai aprender:
Painel de XP: Vamos começar criando um painel visual que exibirá a quantidade de XP que o jogador acumulou. Esse painel é fundamental para a interface do usuário e ajuda os jogadores a verem seu progresso em tempo real.
Ganho de XP: A parte central da aula envolve programar a lógica para que o XP aumente sempre que um zumbi for derrotado. Vamos trabalhar com Lua, a linguagem de programação utilizada no Roblox, para que você possa entender como isso é feito.
Por que é importante:
Ter um sistema de XP bem estruturado não apenas torna o jogo mais interessante, mas também ajuda a motivar os jogadores a progredirem e se envolverem mais com o conteúdo. Assim, com essa aula, você com certeza estará pronto para aplicar esses conceitos em seus próprios projetos no Roblox!
Assista a vídeo Aula de Como Criar Sistema de XP
Códigos em Lua do Sitema de XP no Roblox
local zombies = game.Workspace.Zombies:GetChildren()
local Players = game:GetService("Players")
local function onPlayerAdded(player)
local players = game.Players:GetPlayers()
for _, player in ipairs(players)do
player:SetAttribute('xp',0)
end
local leaderstats = Instance.new("Folder")
leaderstats.Name="leaderstats"
leaderstats.Parent=player
local xp = Instance.new("IntValue")
xp.Name = "XP"
xp.Value = player:GetAttribute('xp')
xp.Parent = leaderstats
end
for count=1, #zombies do
print(zombies[count])
local zombie = zombies[count]:WaitForChild("Humanoid")
local previousHealth= zombie.Health
zombie.HealthChanged:Connect(function(health)
if health < previousHealth then
local players = game.Players:GetPlayers()
for _, player in ipairs(players) do
if player.Character and player.Character:FindFirstChild("Humanoid") then
player:SetAttribute('xp',player:GetAttribute('xp') +1 )
local leaderstats = player:FindFirstChild("leaderstats")
if leaderstats then
local xpValue = leaderstats:FindFirstChild("XP")
if xpValue then
xpValue.Value= player:GetAttribute("xp")
end
end
break
end
end
previousHealth = health
end
end)
end
Players.PlayerAdded:Connect(onPlayerAdded)
Você pode também visitar a documentação do Roblox aqui