como fazer sistema de xp no roblox studio

Aprenda a criar um sistema de XP no Roblox!

Nesta aula, vamos explorar como implementar um sistema de experiência (XP) no Roblox, permitindo que os jogadores ganhem pontos ao derrotar zumbis. O objetivo portanto é criar um painel de XP que mostre claramente o progresso do jogador, incentivando-o a continuar jogando e superando desafios.

O que você vai aprender:

  1. Painel de XP: Vamos começar criando um painel visual que exibirá a quantidade de XP que o jogador acumulou. Esse painel é fundamental para a interface do usuário e ajuda os jogadores a verem seu progresso em tempo real.

  2. Ganho de XP: A parte central da aula envolve programar a lógica para que o XP aumente sempre que um zumbi for derrotado. Vamos trabalhar com Lua, a linguagem de programação utilizada no Roblox, para que você possa entender como isso é feito.

Por que é importante:

Ter um sistema de XP bem estruturado não apenas torna o jogo mais interessante, mas também ajuda a motivar os jogadores a progredirem e se envolverem mais com o conteúdo. Assim, com essa aula, você com certeza estará pronto para aplicar esses conceitos em seus próprios projetos no Roblox!

Assista a vídeo Aula de Como Criar Sistema de XP

Códigos em Lua do Sitema de XP no Roblox

				
					local zombies = game.Workspace.Zombies:GetChildren()

local Players = game:GetService("Players")



local function onPlayerAdded(player)
	local players = game.Players:GetPlayers()
	for _, player in ipairs(players)do
		player:SetAttribute('xp',0)
	end
	local leaderstats = Instance.new("Folder")
	leaderstats.Name="leaderstats"
	leaderstats.Parent=player
	local xp = Instance.new("IntValue")
	xp.Name = "XP"
	xp.Value = player:GetAttribute('xp')
	xp.Parent = leaderstats
end


for count=1, #zombies do
	print(zombies[count])
	
	local zombie = zombies[count]:WaitForChild("Humanoid")
	local previousHealth= zombie.Health
	zombie.HealthChanged:Connect(function(health)
		if health < previousHealth then
			local players = game.Players:GetPlayers()
			for _, player in ipairs(players) do
				if player.Character and player.Character:FindFirstChild("Humanoid") then
					player:SetAttribute('xp',player:GetAttribute('xp') +1 )
					local leaderstats = player:FindFirstChild("leaderstats")
					if leaderstats then
						local xpValue = leaderstats:FindFirstChild("XP")
						if xpValue then
							xpValue.Value= player:GetAttribute("xp")
						end
					end
					break
				end
			end
			previousHealth = health
		end
	end)

	
end




Players.PlayerAdded:Connect(onPlayerAdded)
				
			

Você pode também visitar a documentação do Roblox aqui 

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