Programação e TEA

Programação e TEA: Potencializando a Concentração e o Desenvolvimento Infantil

Hoje vamos falar sobre como a Programação pode ajudar na concentração de crianças com Hiperfoco ou com Dificuldade de Concentração, características comuns em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O TEA , portanto, é um espectro de condições que afetam o desenvolvimento neurológico, causando variações na socialização, comunicação e comportamento. Uma das características frequentemente observadas em crianças com TEA é o Hiperfoco ou Interesses Restritos. Isso significa que a criança pode ter uma intensa fixação em um determinado assunto ou atividade, que pode ser qualquer coisa, desde dinossauros até jogos específicos, como o Minecraft. Além disso, muitas crianças com TEA também enfrentam Dificuldade de Concentração, o que pode afetar seu desempenho acadêmico e suas interações sociais.

Como professora, evidententemente, trabalhei com diversas crianças, cada uma com suas características únicas. Por um bom tempo, trabalhei em uma grande edtech de educação em informática, oferecendo aulas online e ao vivo. E foi nesse contexto que me deparei com um grande desafio.

 

Programação e TEA - Criança com Hiperfoco no Jogo Minecraft

Certa vez, recebi um aluno sobre o qual, a princípio, não sabia muito sobre o aluno. Então, percebi que o pai ou a mãe sempre ficavam ao seu lado, respondendo por ele, o que me incomodou bastante. Afinal, uma das características fundamentais da Programação é fazer com que o aluno pense por si mesmo! Sendo assim , na primeira reunião de pais, chamei-os para conversar sobre essa necessidade. Obviamente, expliquei que o aluno precisava realmente pensar sobre a atividade e sobre as perguntas feitas.

Foi então que me informaram que o aluno era portador de TEA e que a intenção de sua matrícula no curso de programação para crianças era melhorar sua concentração, que era uma de suas principais dificuldades. Nas aulas seguintes, o aluno ficou mais livre e à vontade, sem a presença constante dos pais, o que permitiu que ele pensasse sobre os assuntos abordados nas aulas.

Foi nesse momento que notei uma nova característica: além da Dificuldade de Concentração, ele tinha um Hiperfoco no Jogo Minecraft. Tudo para ele girava em torno do Minecraft. Percebi, no entanto, que esse hiperfoco poderia ser benéfico se bem trabalhado.

Ele queria falar sobre Minecraft o tempo todo. Então, adaptamos as aulas, integrando o Minecraft sempre que possível. Se falávamos sobre variáveis, pensávamos nos atributos de um monstro no Minecraft e adaptávamos a aula. Em um trabalho sobre eventos, ele fez seu primeiro joguinho no Minecraft, o que o ajudou a entender muito bem o conteúdo.

O feedback foi extremamente positivo. Sendo assim, a mãe relatou uma melhora significativa na concentração, o que se refletiu nas suas notas, especialmente em matérias que exigem mais raciocínio lógico, como a matemática. Isso demonstra como a programação para crianças e adolescentes pode ajudar na concentração de portadores de TEA e como isso pode beneficiar crianças com dificuldade de atenção.

Programação e TEA

A Programação pode Canalizar o Hiperfoco

A programação, ao fornecer uma estrutura clara e objetivos definidos, pode canalizar o Hiperfoco de forma produtiva. Além disso, a lógica envolvida na programação ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, essenciais para a vida acadêmica e cotidiana. A personalização das aulas, utilizando os interesses especiais da criança, como o Minecraft, pode tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz.

Então, da próxima vez que você pensar em uma forma de ajudar uma criança com Dificuldade de Concentração ou Hiperfoco, considere , claro, a programação como uma ferramenta poderosa. Pois , ela não só ajuda na concentração como também abre um mundo de possibilidades e oportunidades no campo da tecnologia. Aproveite e conheça outros benefícios da Programação e Desenvolvimento Intantil  – clique aqui.

.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Reddit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *