Como Proteger as Crianças e Adolescentes da Influência Digital
Ajude jovens a desenvolver senso crítico digital enquanto aprendem programação.
Vivemos em um mundo hiperconectado, onde a internet está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes. E assim, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, 83% das crianças e jovens, entre 9 e 17 anos, acessam a internet diariamente. Mas como portanto garantir que o uso dessa tecnologia seja saudável ? E como proteger as Crianças e Adolescentes da Influência Digital?
Desenvolvendo o Senso Crítico nas Crianças
Então com a popularização do marketing digital, as crianças obviamente estão expostas a uma enxurrada de conteúdos, anúncios e influenciadores que podem claramente impactar seus hábitos de consumo. Como, então, proteger crianças e adolescentes sem impedir o acesso à internet?
Dicas para proteger as crianças e adolescentes da Influência Digital
Aqui estão algumas dicas importantes:
Monitorar e Filtrar Conteúdos: Primeiramente, acompanhe o que seus filhos assistem e quem seguem nas redes sociais.Portanto, escolher influenciadores que promovem valores positivos é essencial.
Educar para o Consumo Consciente: Além disso, ensinar as crianças sobre como funcionam as estratégias de marketing digital ajuda assim a desenvolver um senso crítico desde cedo.
Equilibrar o Tempo On-line e Off-line: E criar momentos para atividades fora do ambiente digital com certeza também é fundamental para o desenvolvimento equilibrado das crianças.
Diálogo Aberto: E por fim, converse sobre os impactos da internet e o que seus filhos consomem. Assim, estabelecer limites sem gerar conflitos é obviamente a chave para um relacionamento saudável.
A Influência do Marketing Digital
E vamos além, com as redes sociais dominando o espaço on-line, muitos influenciadores são usados pelas marcas para promover produtos de forma indireta. Assim, esse tipo de estratégia, conhecida também como marketing de influência, afeta diretamente as crianças que então acessam as redes sociais sem supervisão.
O Papel dos Pais
Para Fernanda Perim, psicóloga e especialista em inteligência parental, o uso de telas pelas crianças não é um problema por si só, mas deve ser bem administrado. Assim, o segredo está em estabelecer uma comunicação clara, criando então limites sem gerar conflitos.
Portanto, garantir que seus filhos façam um uso saudável e consciente da internet não precisa ser complicado, mas desde que a relação entre pais e filhos seja pautada no respeito e diálogo.
Como Programação For Kids pode ajudar seus filhos
Proteger crianças e adolescentes da influência digital exige cuidado e orientação. Assim, com diálogo e acompanhamento, é possível então ajudá-los a desenvolver senso crítico e aproveitar assim o mundo digital de forma equilibrada e consciente.
Na Programação for Kids, acreditamos que a educação digital é essencial para o futuro. Oferecemos cursos e recursos que ensinam programação de maneira divertida e acessível, capacitando consequentemente os jovens a serem criadores, e não apenas consumidores, de tecnologia. Assim, portanto, colaboramos então para que eles naveguem com segurança e sabedoria no universo digital.