Como fazer VFX no Roblox Studio
Se você sempre quis aprender como fazer um VFX no Roblox Studio, chegou a hora! Nesta aula especial, vamos te mostrar passo a passo como criar efeitos visuais incríveis usando o Roblox Studio. Você vai ver como é divertido deixar seu jogo mais animado com partículas, luzes, explosões e muito mais. E o melhor: tudo de forma simples, pensada para iniciantes e crianças que estão começando a programar!
Aprenda a fazer um VFX no Roblox Studio
Assista à aula completa no vídeo abaixo e aprenda como fazer um VFX no Roblox Studio, com explicações passo a passo! Ideal para iniciantes, crianças e adolescentes que querem deixar seus jogos muito mais legais com efeitos visuais.
📺 Não esquece de se inscrever no nosso canal do YouTube e ativar o sininho para não perder nenhuma aula nova de Roblox Studio!
Como fazer VFX no Roblox Studio Scripts
Os scripts de efeitos visuais no Roblox Studio podem parecer complicados, mas nesta aula você vai entender tudo de forma fácil e divertida! Usamos o Lua, a linguagem de programação do Roblox, para ativar partículas e efeitos especiais que reagem quando o jogador aperta uma tecla
Vamos usar funções como ParticleEmitter
, Explosion
, Transparency
e Replicated Storage
para criar aquele toque especial no seu jogo! Você pode copiar e colar os códigos abaixo, testar no seu jogo e ir modificando como quiser!
local UserInputService = game:GetService("UserInputService")
local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local Players = game:GetService("Players")
local player = Players.LocalPlayer
local character = player.Character or player.CharacterAdded:Wait()
local vfx = ReplicatedStorage:WaitForChild("VFX1")
local currentVFX = nil
local currentEmitter = nil
UserInputService.InputBegan:Connect(function(input, gameProcessed)
if gameProcessed then return end
if input.KeyCode== Enum.KeyCode.F and not currentVFX then
local head = character:FindFirstChild("Head")
if not head then
return
end
currentVFX = vfx:Clone()
currentVFX.Anchored = false
currentVFX.CanCollide = false
currentVFX.CFrame= head.CFrame
currentVFX.Parent = character
local weld = Instance.new("WeldConstraint")
weld.Part0 = head
weld.Part1 = currentVFX
weld.Parent = currentVFX
currentEmitter= currentVFX:FindFirstChildWhichIsA("ParticleEmitter", true)
if currentEmitter then
currentEmitter.Enabled = true
currentEmitter:Emit(1)
end
end
end)
UserInputService.InputEnded:Connect(function(input)
if input.KeyCode == Enum.KeyCode.F and currentVFX then
if currentEmitter then
currentEmitter.Enabled= false
end
task.delay(1, function()
currentVFX:Destroy()
currentVFX= nil
currentEmitter= nil
end)
end
end)