Como fazer uma Gui Animada no Roblox Studio
Se você está começando a criar jogos no Roblox, provavelmente já quis adicionar menus ou janelas que abrem de forma suave e bonita, como nos jogos profissionais. Neste post, vamos mostrar como fazer uma GUI animada no Roblox Studio, passo a passo, com um exemplo prático e super fácil de seguir!
Você vai aprender a criar uma janela interativa que aparece na tela com animações suaves, ideal para menus de configurações, tutoriais, inventários e muito mais. Essa técnica ajuda a deixar seu jogo mais bonito, organizado e fácil de jogar — e o melhor: você vai entender a lógica por trás da animação!
Assista ao video Completo de Como Fazer GUi Animada no Roblox Studio
No vídeo abaixo, você confere o passo a passo completo para criar uma GUI com botão e animação no Roblox Studio, perfeita para aplicar em qualquer tipo de jogo. Com uma linguagem simples e direta, ideal para crianças, adolescentes ou iniciantes, vamos te ensinar a criar uma janela que aparece e desaparece com suavidade. Tudo isso com exemplos práticos e explicações claras!
Scripts utilizados na aula:
Durante a aula, usamos scripts simples em Linguagem Lua, próprios para o Roblox Studio. Eles controlam a abertura e fechamento da GUI com animações suaves e podem ser facilmente adaptados para qualquer jogo. Os scripts estão disponíveis gratuitamente para copiar e colar!
local TweenService = game:GetService("TweenService")
local ScreenGui = script.Parent
local FrameMenu = ScreenGui.FrameMenu
local Button = ScreenGui.Frame.TextButton
local TweenOutInfo = TweenInfo.new(
0.5,
Enum.EasingStyle.Back,
Enum.EasingDirection.Out
)
local TweenInInfo = TweenInfo.new(
0.5,
Enum.EasingStyle.Back,
Enum.EasingDirection.In
)
FrameMenu.Size = UDim2.new(0,0,0)
FrameMenu.Position = UDim2.new(0.5,0,1.5,0)
FrameMenu.Visible = true
local open = false
Button.MouseButton1Up:Connect(function()
if open then
local tweenOutProps={
Size= UDim2.new(0,0,0),
Position= UDim2.new(0.5, 0,1.5,0)
}
local closeTween = TweenService:Create(FrameMenu, TweenOutInfo, tweenOutProps)
closeTween:Play()
print("Fechar")
open=false
else
local tweenInProps={
Size= UDim2.new(0.5,0,0.5,0),
Position = UDim2.new(0.5,0,0.5,0)
}
local openTween= TweenService:Create(FrameMenu, TweenInInfo, tweenInProps)
openTween:Play()
print("Abrir")
open = true
end
end)
🎓 Quer aprender mais sobre programação com Roblox?
Na Programação For Kids, oferecemos cursos completos com:
Apostilas
Quizzes interativos
Certificados
👉 Acesse agora: https://programacaoforkids.com.br/cursos/