Como Criar uma Bola de Fogo no Roblox Studio
Tutorial Completo para Crianças e Adolescentes
Quer deixar seu jogo no Roblox mais emocionante e cheio de ação? Neste tutorial, vamos ensinar passo a passo como criar uma bola de fogo que pode ser lançada durante o jogo e ainda deixa um rastro incrível enquanto se movimenta. Esse é o tipo de funcionalidade que impressiona os jogadores e eleva a qualidade dos seus jogos no Roblox Studio!
Se você é novo na programação, não se preocupe. Este guia é perfeito para iniciantes e está recheado de explicações claras, além de exemplos práticos que você pode implementar no seu jogo.
Vídeo Tutorial - Bolo de Fogo no Roblox Studio
Confira o vídeo completo onde explico detalhadamente como criar a bola de fogo e configurá-la para deixar rastros no seu jogo:
Scripts Utilizados 1
local player = game.Players.LocalPlayer
local mouse = player:GetMouse()
local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local lancaBola = ReplicatedStorage.lancaBola
local UserInput = game:GetService("UserInputService")
local debounce = false
UserInput.InputBegan:Connect(function(input)
print(input.KeyCode)
if input.KeyCode== Enum.KeyCode.Q and not debounce then
debounce = true
print(mouse.Hit.Position)
lancaBola:FireServer(mouse.Hit.Position)
wait(1)
debounce=false
end
end)
Scripts Utilizados 2
local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local lancaBola = ReplicatedStorage.lancaBola
local ballFire = ReplicatedStorage.BallFire
local sound = Instance.new("Sound")
sound.SoundId = "rbxassetid://9063468624"
sound.Parent = workspace
lancaBola.OnServerEvent:Connect(function(player,mousePosition)
--print("recebi um dado do localscript")
--print(player, mousePosition)
local FireBall = ballFire:Clone()
FireBall.Parent = workspace
FireBall.CFrame = player.Character.HumanoidRootPart.CFrame * CFrame.new(0,1,-2)
sound:Play()
local direction = (mousePosition - FireBall.Position).unit
local bodyVelocity = Instance.new("BodyVelocity")
bodyVelocity.MaxForce = Vector3.new(1000,1000,1000)
bodyVelocity.Velocity = direction * 150
bodyVelocity.Parent = FireBall
FireBall.Touched:Connect(function(hit)
if hit.Parent:FindFirstChild("Humanoid")
and not hit:IsDescendantOf(player.Character) then
hit.Parent:FindFirstChild("Humanoid"):TakeDamage(50)
FireBall:Destroy()
end
end)
end)
Aprenda Mais no Nosso Curso de Roblox Lua
Se você gostou deste tutorial e quer aprender ainda mais sobre criação de jogos no Roblox, confira o Curso de Roblox Lua. Ele foi desenvolvido especialmente para crianças e adolescentes que desejam explorar o mundo da programação de forma divertida e prática.
No curso, você vai aprender desde o básico até mecânicas avançadas, criando jogos completos e impressionantes!
Pronto para transformar suas ideias em realidade? Pegue o Roblox Studio e comece agora mesmo! Não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos e deixar um comentário contando como foi a sua experiência criando a bola de fogo.