Como criar sistema Drop Itens no Roblox Stúdio
Se você é apaixonado por desenvolver jogos no Roblox Studio e quer criar mecânicas emocionantes para engajar ainda mais seus jogadores, um sistema de drop itens no Roblox Studio pode ser exatamente o que você precisa! Os jogadores adoram a possibilidade de encontrar itens aleatórios e itens raros enquanto exploram o mundo do seu jogo, e esse tipo de mecânica pode transformar a experiência de jogo, tornando-a mais interativa e divertida.
Neste artigo, vou te ensinar portanto o passo a passo de como implementar o drop de itens no Roblox Studio, explicando assim cada conceito de forma simples e prática, para que até quem está começando a programar possa entender e aplicar tudo sem dificuldades. E se você já tem alguma experiência com programação em Lua, isso também será um grande bônus, mas não se preocupe, mesmo iniciantes vão conseguir acompanhar!
O que é um sistema de drops itens aleatórios no Roblox Studio?
Imagine então que, ao eliminar um inimigo em um jogo, ele porntato deixa cair (dropa) um item aleatório, como por exemplo uma espada, escudo, ou uma poção. E sendo assim, esse sistema traz uma experiência emocionante e imprevisível, pois o jogador nunca sabe o que vai ganhar!
E para melhorar ainda mais, esses itens podem também ser recolhidos e adicionados ao inventário do jogador, permitindo então que sejam usados posteriormente no jogo.
Passo a passo de como dropar itens no Roblox Studio
E então criar um sistema de drop de itens envolve muito mais do que simplesmente fazer com que os objetos apareçam no chão ou sejam jogados no cenário. A verdadeira mágica está na programação que faz com que tudo isso aconteça de forma aleatória e divertida, criando assim uma sensação de surpresa para os jogadores. E além disso, aprender a criar esses sistemas no Roblox Studio vai te ajudar também a desenvolver habilidades essenciais de programação e design de jogos, preparando assim você para criar projetos ainda mais complexos no futuro.
Durante esse tutorial, você também aprenderá como utilizar as ferramentas e recursos do Roblox Studio para programar o comportamento dos itens que caem, como configurar um sistema de loot para recompensar os jogadores e como personalizar o visual desses itens, tornando-os assim ainda mais interessantes no jogo. E ao final deste artigo, você será também capaz de criar um sistema de drop de itens que pode ser também facilmente integrado em qualquer tipo de jogo, seja de aventura, ação, RPG ou até mesmo de simulação.
E então? Pronto para começar? Vamos lá!
Códigos escritos em aula
print("Hello world!")
local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local RemoteEvent = ReplicatedStorage:WaitForChild("RemoteEvent")
local Zombies = game.Workspace.Zombies:GetChildren()
local premios = ReplicatedStorage.Drops:GetChildren()
print(premios)
print(#premios)
local Players = game:GetService("Players")
local debounce = false
local PlayerData={}
local function dropItens(zombiePosition)
print("Chamei a função dropItens")
print("Posição do Zombie")
print(zombiePosition)
local premioDrop = premios[math.random(1,#premios)]:Clone()
premioDrop.Parent = workspace.DropItens
premioDrop.Position = zombiePosition
local dropItens = workspace.DropItens:GetChildren()
for _, dropIten in ipairs(dropItens) do
dropIten.Touched:Connect(function(hit)
local character = hit.Parent
local humanoid = character:FindFirstChild("Humanoid")
local player = Players:GetPlayerFromCharacter(character)
if humanoid and player and not debounce then
debounce=true
print(player)
print(player.UserId)
print(dropIten.Name)
PlayerData[player.UserId][dropIten.Name]=
PlayerData[player.UserId][dropIten.Name]+1
print(PlayerData)
RemoteEvent:FireClient(player, PlayerData)
dropIten:Destroy()
wait(0.3)
debounce= false
end
end)
end
end
for i, zombie in ipairs(Zombies) do
local humanoid = zombie:FindFirstChild("Humanoid")
if humanoid then
humanoid.Died:Connect(function()
print("Zombie morreu ")
local zombiePosition = zombie.PrimaryPart.Position
dropItens(zombiePosition)
end)
end
end
local function onPlayerAdded(player)
PlayerData[player.UserId]={
coin=0,
diamond=0,
esmeralda=0
}
end
Players.PlayerAdded:Connect(onPlayerAdded)
local Players = game:GetService("Players")
local player = Players.LocalPlayer
local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local RemoteEvent =ReplicatedStorage:WaitForChild("RemoteEvent")
local ScreenGui = script.Parent
local Frame = ScreenGui.Frame
local coinTxt =Frame.coinImage.coinTxt
local diamanteTxt= Frame.diamanteImage.diamanteTxt
local esmeraldaTxt=Frame.esmeraldaImage.esmeraldaTxt
local function recebeValor(data)
print(data)
local userId = tostring(player.UserId)
print(data[userId])
coinTxt.Text = data[userId]["coin"]
diamanteTxt.Text= data[userId]["diamond"]
esmeraldaTxt.Text= data[userId]["esmeralda"]
end
RemoteEvent.OnClientEvent:Connect(recebeValor)
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