Como fazer um Dash no Roblox Studio
Se você está criando seu próprio jogo no Roblox Studio, já deve saber como os movimentos dos personagens podem fazer toda a diferença na experiência dos jogadores. Hoje, vamos explorar uma mecânica que deixa qualquer jogo mais emocionante: o Dash!
O Dash é aquele movimento rápido que permite ao personagem avançar em alta velocidade por alguns instantes, seja para desviar de obstáculos, fugir de inimigos ou alcançar locais mais distantes. Essa habilidade é muito comum em jogos de ação e aventura, e agora você pode aprender a implementá-la no Roblox Studio de forma simples e prática.
Neste artigo, vamos mostrar os conceitos por trás da programação do Dash, explicando passo a passo como criá-lo usando a linguagem Lua. Você verá que, com algumas linhas de código, é possível transformar seu jogo e oferecer uma experiência mais dinâmica para seus jogadores.
Além disso, vamos destacar dicas valiosas, como ajustar a velocidade e o tempo do Dash, criar efeitos visuais incríveis e garantir que a mecânica funcione de forma fluida. No final, você estará preparado para aplicar essa habilidade em qualquer projeto!
Pronto para aprender e dar um upgrade no seu jogo? Então vamos começar! Confira os códigos abaixo e siga o passo a passo no video para criar o Dash perfeito no Roblox Studio
Confira o vídeo como fazer um DASH
Scripts 1
local players = game:GetService("Players")
local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local RemoteEvent = ReplicatedStorage:FindFirstChild("RemoteEvent")
local debounceTable = {}
local function characterAdded(character)
task.wait(1)
local trailAttachment0 = Instance.new("Attachment")
trailAttachment0.Name = "TrailAttachment"
trailAttachment0.Parent = character.HumanoidRootPart
local trailAttachment1 = Instance.new("Attachment")
trailAttachment1.Name = "TrailAttachment1"
trailAttachment1.Position = trailAttachment0.Position + Vector3.new(0, 0.8,0)
trailAttachment1.Parent = character.HumanoidRootPart
end
local function dash(player:Player)
local character = player.Character
if character == nil then
return
end
local humanoidRootPart = character:FindFirstChild("HumanoidRootPart")
local humanoid = character:FindFirstChild("Humanoid")
if humanoid==nil or humanoidRootPart==nil or humanoid.Health <=0 then
return
end
if debounceTable[player] then
return
end
debounceTable[player]= true
local trail = ReplicatedStorage.Trail:Clone()
trail.Attachment0 = humanoidRootPart.TrailAttachment
trail.Attachment1 = humanoidRootPart.TrailAttachment1
trail.Parent = character.HumanoidRootPart
local linearVelocity = Instance.new("LinearVelocity")
linearVelocity.Attachment0 = humanoidRootPart.RootRigAttachment
linearVelocity.MaxForce = 100000
linearVelocity.RelativeTo = Enum.ActuatorRelativeTo.Attachment0
linearVelocity.VectorVelocity = Vector3.new(0,0, -150)
linearVelocity.Parent = humanoidRootPart
task.wait(0.5)
linearVelocity:Destroy()
task.wait(0.2)
trail:Destroy()
task.wait(0.7)
if debounceTable[player] then
debounceTable[player] = nil
end
end
RemoteEvent.OnServerEvent:Connect(dash)
players.PlayerAdded:Connect(function(player)
player.CharacterAdded:Connect(characterAdded)
--task.wait(5)
--dash(player)
end)
Script 2
local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local RemoteEvent = ReplicatedStorage:FindFirstChild("RemoteEvent")
local UserInputService = game:GetService("UserInputService")
UserInputService.InputBegan:Connect(function(input, gameprocessed)
if not gameprocessed then
if input.KeyCode==Enum.KeyCode.F then
RemoteEvent:FireServer()
end
end
end)