🎮 Roblox Studio: Como Configurar Seu Jogo para Controle!
Você já imaginou jogar seu próprio game do Roblox com um controle de videogame, igual aos grandes títulos? Muitas pessoas desenvolvem seus jogos pensando apenas no teclado e mouse, mas você sabia que é possível detectar um controle e adaptar os comandos no Roblox Studio?
No post de hoje, vamos explorar como funciona a detecção de inputs do controle e como podemos programar ações específicas para tornar seu jogo compatível com diferentes dispositivos. Para deixar tudo ainda mais prático, vamos criar uma GUI interativa que mostrará os comandos em tempo real!
Então, se você quer levar seus jogos para um novo nível e oferecer uma experiência ainda mais imersiva para os jogadores, vem comigo e bora botar a mão na massa (ou melhor, no controle)! 🎮🔥
Assista o vídeo e aprenda como Programar para Controles de Consoles de Vídeo Game
Códigos usados em Aula
local UserInput = game:GetService("UserInputService")
UserInput.InputBegan:Connect(function(input , gameprocess)
--print(input.KeyCode)
if input.KeyCode==Enum.KeyCode.F or input.KeyCode==Enum.KeyCode.ButtonB then
print("Acionar o Soco")
print("Apertei a tecla F")
end
end)
local UserInput = game:GetService("UserInputService")
local ScreenGUi = script.Parent
local FrameBtnInstrucoes = ScreenGUi.FrameBtnInstrucoes
local BtnOpen = FrameBtnInstrucoes.BtnOpen
local FrameInstrucoes = ScreenGUi.FrameInstrucoes
FrameInstrucoes.Visible=false
local BtnClose = FrameInstrucoes.BtnClose
local function openGui()
FrameInstrucoes.Visible=true
end
local function closeGui()
FrameInstrucoes.Visible=false
end
BtnOpen.MouseButton1Up:Connect(function()
openGui()
end)
BtnClose.MouseButton1Up:Connect(function()
closeGui()
end)
UserInput.InputBegan:Connect(function(input, gameprocessd)
if input.KeyCode==Enum.KeyCode.ButtonB then
openGui()
end
if input.KeyCode==Enum.KeyCode.ButtonX then
closeGui()
end
end)