como fazer um dash no roblox studio

Como fazer um Dash no Roblox Studio

Se você está criando seu próprio jogo no Roblox Studio, já deve saber como os movimentos dos personagens podem fazer toda a diferença na experiência dos jogadores. Hoje, vamos explorar uma mecânica que deixa qualquer jogo mais emocionante: o Dash!

O Dash é aquele movimento rápido que permite ao personagem avançar em alta velocidade por alguns instantes, seja para desviar de obstáculos, fugir de inimigos ou alcançar locais mais distantes. Essa habilidade é muito comum em jogos de ação e aventura, e agora você pode aprender a implementá-la no Roblox Studio de forma simples e prática.

Neste artigo, vamos mostrar os conceitos por trás da programação do Dash, explicando passo a passo como criá-lo usando a linguagem Lua. Você verá que, com algumas linhas de código, é possível transformar seu jogo e oferecer uma experiência mais dinâmica para seus jogadores.

Além disso, vamos destacar dicas valiosas, como ajustar a velocidade e o tempo do Dash, criar efeitos visuais incríveis e garantir que a mecânica funcione de forma fluida. No final, você estará preparado para aplicar essa habilidade em qualquer projeto!

Pronto para aprender e dar um upgrade no seu jogo? Então vamos começar! Confira os códigos abaixo e siga o passo a passo no video  para criar o Dash perfeito no Roblox Studio

Confira o vídeo como fazer um DASH

Scripts 1

				
					local players = game:GetService("Players")
local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local RemoteEvent = ReplicatedStorage:FindFirstChild("RemoteEvent")
local debounceTable = {}

local function characterAdded(character)
	task.wait(1)
	local trailAttachment0 = Instance.new("Attachment")
	trailAttachment0.Name = "TrailAttachment"
	trailAttachment0.Parent = character.HumanoidRootPart
	
	local trailAttachment1 = Instance.new("Attachment")
	trailAttachment1.Name = "TrailAttachment1"
	trailAttachment1.Position = trailAttachment0.Position + Vector3.new(0, 0.8,0)
	trailAttachment1.Parent = character.HumanoidRootPart

end

local function dash(player:Player)
	
	local character = player.Character
	
	if character == nil then
		
		return
	end
	local humanoidRootPart = character:FindFirstChild("HumanoidRootPart")
	local humanoid = character:FindFirstChild("Humanoid")
	
	
	if humanoid==nil or humanoidRootPart==nil or humanoid.Health <=0 then
		return
	end
	
	if debounceTable[player] then
		return
	end
	debounceTable[player]= true
	
	local trail = ReplicatedStorage.Trail:Clone()
	trail.Attachment0 = humanoidRootPart.TrailAttachment
	trail.Attachment1 = humanoidRootPart.TrailAttachment1
	trail.Parent = character.HumanoidRootPart
	
	local linearVelocity = Instance.new("LinearVelocity")
	linearVelocity.Attachment0 = humanoidRootPart.RootRigAttachment
	linearVelocity.MaxForce = 100000
	linearVelocity.RelativeTo = Enum.ActuatorRelativeTo.Attachment0
	linearVelocity.VectorVelocity = Vector3.new(0,0, -150)
	linearVelocity.Parent = humanoidRootPart
	
	task.wait(0.5)
	linearVelocity:Destroy()
	task.wait(0.2)
	trail:Destroy()
	task.wait(0.7)
	if debounceTable[player] then
		debounceTable[player] = nil
	end
	
end



RemoteEvent.OnServerEvent:Connect(dash)





players.PlayerAdded:Connect(function(player)
	player.CharacterAdded:Connect(characterAdded)
	--task.wait(5)
	--dash(player)
end)
				
			

Script 2

				
					local ReplicatedStorage = game:GetService("ReplicatedStorage")
local RemoteEvent = ReplicatedStorage:FindFirstChild("RemoteEvent")
local UserInputService = game:GetService("UserInputService")







UserInputService.InputBegan:Connect(function(input, gameprocessed)
	
	if not gameprocessed then
	
		if input.KeyCode==Enum.KeyCode.F then
			RemoteEvent:FireServer()
		end
	end
	
end)







				
			

Nossos Cursos de Programação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *